É importante entender as principais diferenças entre as opções de ambientes de trabalho, já que hoje em dia existem muitas. Assim você avalia, com base no seu negócio, o que é vantajoso e faz sentido para sua equipe
Apesar dos ambientes inovadores e compartilhados, coworking e hub de inovação não possuem a mesma função.
Coworking é um espaço de trabalho com estrutura completa de escritório, ou seja, nele você encontra internet, estações de trabalho, sala de reunião e serviços semelhantes aos de escritórios tradicionais, como recepção. Além disso, um grande diferencial é que empresas de qualquer segmento pode trabalhar nesse espaço. Isso aumenta o networking e o crescimento orgânico de empreendimentos.
O que se destaca em relação aos escritórios tradicionais é o custo acessível, com planos flexíveis, que se adaptam às necessidades de cada um. Quem opta pelo coworking busca economia, colaboração, parcerias e uma infraestrutra de escritório completa sem burocracias.
Quando se trata de hub de inovação também falamos sobre espaços de trabalho compartilhados. A diferença é que, nesse caso, são focados em negócios inovadores. O objetivo é que os projetos que atuam dentro dos hubs de inovação atraiam investidores, formando um ecossistema de startups. Aqui a conexão acontece de outra forma, conhecida como prática de inovação aberta, em que empresas colaboram entre si para criar e desenvolver negócios inovadores.
Vemos que, na prática, existem fatores que diferenciam um modelo do outro, mas é indiscutível que tanto o coworking quanto o hub de inovação fazem parte de uma tendência fortíssima no mercado atualmente, que é a economia colaborativa. Para os empreendedores, é importante entender apenas qual é o objetivo de cada um.
O coworking reúne empresas de qualquer segmento e porte, já o hub é para negócios focados apenas em inovação. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), estas são as principais diferenças:
Na hora de escolher onde trabalhar, avalie estes pontos e entenda qual é o objetivo do seu negócio, se é investimento ou estrutura completa. Os dois oferecem ótimos benefícios, o que deve determinar qual é o melhor modelo de trabalho são suas prioridades e a realidade da empresa.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer o que o coworking e o hub de inovação podem oferecer.
Para saber mais sobre coworking, acesse outros textos em nosso blog:
https://graocoworking.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-coworking/
https://graocoworking.com.br/semana-de-4-dias-o-que-esperar-desse-novo-modelo-de-trabalho