Agora que o ano começou, é fundamental ter um momento para planejar e definir as metas profissionais. O planejamento estratégico vai te ajudar a entender o contexto da sua empresa, quais são as áreas que precisam evoluir e o mais importante: como.
Planejar é um processo que envolve pesquisa, autoconhecimento, pensamento crítico e clareza para avaliar quais são os objetivos que precisam ser alcançados.
Afinal, são muitas ideias, principalmente quando são compartilhadas com algum amigo, sócio ou colega de trabalho. O grande desafio é saber como tirá-las do papel e organizá-las da melhor forma.
Para isso, separamos 5 etapas de um planejamento estratégico.
Vamos entender como cada uma delas funciona?
Etapa 1
Análise
Esse é o ponto de partida para qualquer planejamento. É importante entender quais metas do ano anterior não foram cumpridas e quais serão os novos objetivos.
Além disso, a análise ajuda a identificar o que afeta diretamente a empresa, tanto no crescimento quanto nos problemas que precisam ser resolvidos.
Alguns caminhos de análise podem contribuir para chegar a um resultado efetivo, como pesquisa entre os colaboradores, feedbacks de clientes, reunião com sócios, times e frentes da empresa.
São muitas possibilidades. A escolha é sua, baseado no que você acredita que funcione para o seu negócio.
Etapa 2
Projeção
A projeção faz parte da definição das metas.
Agora que você já analisou todos os pontos positivos e negativos, é hora de idealizar o futuro da sua empresa.
Nessa etapa, considere metas de curto, médio e longo prazo.
Não se esqueça de que o ano pode ser dividido em dois semestres ou trimestres, assim fica mais fácil estabelecer as prioridades.
Etapa 3
Indicadores
Os indicadores são os marcadores de qualidade e desempenho, variam de acordo com cada negócio e seus objetivos.
O mais importante é: definir indicadores que ajudem na evolução das metas. Como, por exemplo, o tempo que você precisa para alcançar cada uma e quais pessoas estarão envolvidas nesse processo.
Alguns caminhos de análise podem contribuir para chegar a um resultado efetivo, como pesquisa entre os colaboradores, feedbacks de clientes, reunião com sócios, times e frentes da empresa.
São muitas possibilidades. A escolha é sua, baseado no que você acredita que funcione para o seu negócio.
Etapa 4
Processos
O processo é essencial para o andamento de qualquer empresa e não seria diferente com o planejamento estratégico.
O processo nada mais é do que etapas. Início, meio e fim.
Para começar algo e ter sucesso, precisamos respeitar as etapas do processo e trabalhar de forma organizada.
Etapa 5
Gestão dos processos
Esta é a última etapa, mas não a menos importante. Ela vai te acompanhar durante todo o planejamento estratégico.
A gestão dos processos funciona para aperfeiçoamento e otimização de resultados, garantindo que seus objetivos sejam cumpridos da melhor maneira possível.
Nada mais é do que um acompanhamento de perto sobre tudo que está sendo feito para avaliar e entender os pontos positivos e negativos do planejamento que você montou.
E aí, curtiu as nossas dicas?
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