Separamos cinco características que configuram o novo perfil do empreendedor brasileiro e explicamos como o empreendedorismo por necessidade se fortaleceu em 2021
O ano de 2020 foi desafiador em todos os sentidos, o mercado de trabalho passou por mudanças significativas e se reinventou diante das incertezas. Bom, 2021 não foi diferente, especialmente para os empreendedores. Mas, apesar de podermos dizer que eles já são conhecidos por sua capacidade de enfrentar crises ou de criar soluções rápidas, agora, só isso não é suficiente. Portanto, no texto de hoje vamos destacar as principais características dos empreendedores brasileiros em 2021 que criaram um novo perfil empreendedor.
Antes de mais nada, é importante saber que o próprio empreendedorismo em si exige algumas habilidades prévias para você ser bom no seu negócio. Como, por exemplo, estudar e conhecer a área antes de começar o empreendimento, ter comprometimento, iniciativa, calcular metas, riscos e muitas outras características que vem no pacote empreendedor. Então, o que realmente mudou do ano passado para cá? Será que essas aptidões não são mais um diferencial?
A resposta é sim, ainda é preciso se aprofundar nessas técnicas, elas não são dispensáveis. Mas, a verdade é que agora prevalece um outro tipo de empreendedorismo no mercado brasileiro. O panorama de crise econômica e sanitária no país gerou um alto índice de desemprego. De acordo com o IBGE, no 2° trimestre de 2021, a taxa de desemprego no Brasil é de 14,1%, situação que pode ter levado uma parte da população brasileira a buscar o empreendedorismo por necessidade.
No entanto, apesar do empreendedorismo ter sido a alternativa dos brasileiros para enfrentar esses tempos difíceis, não podemos deixar de destacar que o país teve uma queda considerável no ramo. Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado no Brasil pela SEBRAE, a taxa de empreendedorismo atingiu o menor nível nos últimos 8 anos. Com uma queda de 18,33%, comparado ao ano de 2019, o país chegou a 31,6% no número de empreendedores brasileiros, o que resultou na saída da 4° posição do ranking mundial para ocupar o 7° lugar.
Ainda assim, mesmo diante desse cenário, o Brasil segue no top 10 do ranking e mostra como os empreendedores daqui buscaram se fortalecer em meio às instabilidades da pandemia e da economia. Não é à toa que especialistas já apontam para algumas tendências no mercado de trabalho que surgiram com os empreendedores, especialmente nos momentos de necessidade, como foi falado acima. Afinal, o que podemos aprender com eles e qual é o novo perfil empreendedor brasileiro?
Dá uma conferida nessas dicas:
1- Seja curioso
Procure entender sobre diversas áreas e não só a que você atua. Conhecer o mercado de trabalho como um todo deve fazer parte da sua rotina. Além disso, estar informado sobre o que acontece no mundo é um diferencial. Lembre-se, parte da gestão de riscos é estar atento ao que pode afetar o seu empreendimento e isso inclui o que acontece fora do mundo dos negócios.
2- Busque capacitações
É comum ver empreendedores especializados somente na área em que atuam. Isso dá a impressão de que eles são os melhores do ramo por conhecer com propriedade determinado segmento. Mas não se limite, o cenário do seu empreendimento pode mudar de um dia para o outro. Por isso, quanto mais capacitado em outras áreas você for, mais chances de ter sucesso diante de mudanças.
3- Seja movido por desafios
A zona de conforto também pode ser perigosa. Saia do lugar e enfrente desafios para melhorar sua capacidade de reinvenção e criar soluções rápidas. Ano passado nos mostrou o quanto isso é importante.
4- Tenha senso de inovação e criatividade apurado
Apesar de serem habilidades humanas, uma boa aliada para aprimorar a inovação e a criatividade é a internet. Esse é o lugar mais rápido e prático para buscar tendências, dialogar com o público alvo do seu empreendimento e saber o que está em alta. Quando se trata de inovação, o digital é seu melhor amigo.
5- Persistir é sinônimo de empreender
Por fim, não desista facilmente. O seu negócio não vai alavancar do dia para noite. Uma das principais características do empreendedorismo por necessidade é não se render às dificuldades e acreditar no potencial da sua empresa. O crescimento é orgânico e o sucesso é consequência.
Claro que essas não são as únicas competências necessárias daqui para frente, mas, sem dúvidas, mostra o quanto o mercado de trabalho passa por mudanças e como a atual situação do país influencia na vida dos empreendedores e trabalhadores em geral. Fato é que com eles podemos aprender a enfrentar as dificuldades e buscar a melhor maneira de restabelecer um negócio.