Ao longo dos anos os blogs foram mudando de formatos e conteúdos. Tudo começou na década de 1990 quando esse espaço na internet era uma espécie de diário virtual. Por outro lado, foi a partir dos anos 2000 que o blog começou a ganhar popularidade e hoje já vemos conteúdos dos mais variados seguimentos. Agora, os blogs alcançaram grandes proporções e são vistos como uma oportunidade de divulgar ideias, conteúdos, informações e negócios no ambiente virtual. Muita coisa mudou, mas a ideia principal dessa plataforma continua a mesma: ser você mesmo!
Por isso, nesse especial de dia do Blog, nós vamos listar 5 dicas para quem quer começar a criar conteúdos relevantes e que façam sentido para um negócio.
1- Tenha sua própria identidade
Ainda que a internet seja um ambiente de constante transformação, existe um fator que nunca muda, que é ter sua própria identidade. Pode parecer clichê, mas acreditem, muitas pessoas ainda cometem o erro de deixar de lado sua personalidade para seguir o que está na moda.
Como falamos anteriormente, a principal ideia do blog é ser você. Mas essa dica serve para qualquer plataforma digital, lembre-se que seu leitor vai atrás do conteúdo que você posta por identificação. Não adianta falar sobre um tema que está em alta no mercado se ele não imprime quem você é.
2- Pesquise bastante
É indispensável ter conhecimento sobre o tema que você vai abordar em seu blog, mas é ainda mais importante ter propriedade. E, para isso, não existe outro caminho que não seja pesquisar.
Não deixe de acompanhar notícias, sites que se aproximem dos temas que você aborda e faça conexão com pessoas da sua área de interesse. Assim você traz informações valiosas, destaca seu conteúdo e não fica sendo mais do mesmo!
3- Planejamento
Criar conteúdo não é só escrever, existe um processo por trás disso que precisa ser respeitado. Uma das principais etapas desse processo é o planejamento! É quando, de fato, seu post vai ser pensado nos mínimos detalhes.
Planejamento é a chave para ter um blog organizado, com conteúdos relevantes e de qualidade. Durante essa etapa, é importante definir a data de publicação, o tema do post, título, como você vai divulgar o conteúdo e outros campos que devem ser preenchidos antes da publicação no blog.
4- Público-alvo bem definido
Não adiantar falar pra todo mundo, é preciso escolher um seguimento e definir um público-alvo!
Esse também é um dos erros mais comuns para quem começa a criar conteúdo em blogs. Por ser uma plataforma de fácil acesso, circulação e linguagem coloquial, as pessoas acabam abrangendo diversos públicos e correm o risco de perder o direcionamento da publicação.
Uma boa dica é, antes de começar seu blog, faça uma pesquisa de público e observe o gosto das pessoas que já conhecem você ou o seu negócio.
5- Seja encontrado
Hoje em dia não dá para fugir das técnicas de SEO. Se você quer que seu conteúdo seja encontrado, é preciso ter um bom rankeamento no Google e, para isso, as técnicas de otimização para motores de busca são essenciais.
Não basta só escrever, ter uma boa ideia e todas as outras etapas que falamos aqui sem ter conhecimento de SEO. Essa técnica precisa nortear seu conteúdo para que seu blog tenha uma boa performance e fique em alta nas buscas.
Bom, essas foram as nossas principais dicas para você começar a criar seu blog e divulgar seu negócio.
Essa ferramenta não se perdeu no tempo e já passou por diversas mudanças, se atualizando ao longo dos anos e provando seu valor. Não poderíamos deixar de reconhecer sua importância nos dias de hoje!