Reinvenção foi a palavra chave para realizar um evento durante a pandemia e reabrir as portas do espaço colaborativo da Zona Norte. Confira tudo que rolou nessa edição
O Grãotopia é um evento multilinguagem e seus pilares são a economia criativa e a sustentabilidade. A casa recebe artistas, produtores e empreendedores da Zona Norte do Rio de Janeiro para expor seus trabalhos e criar uma rede de troca, fortalecendo a economia local. Esse é um projeto que nasceu com o intuito de dar voz ao empreendedorismo e à diversidade.
Por falar em diversidade, o Grão Coworking já é conhecido por abraçar causas e abrir a casa para os produtores de todos os setores. Por isso, na quinta edição do Grãotopia não poderia faltar arte, música, gastronomia e moda. A programação deste ano teve um toque especial, pois o evento também comemorou o aniversário de três anos da casa. Mas é importante deixar claro que, apesar do cenário de pandemia, cada detalhe foi pensado com consciência para a segurança de todos que estavam presentes.
Dessa forma, realizar um evento de grande porte, que já era conhecido pelo seu sucesso na Zona Norte não foi tarefa fácil. Afinal, o diferencial do Grãotopia é o público. No entanto, as circunstâncias atuais exigem cautela e com isso, a escolha de limitar o fluxo de pessoas foi mais que necessário. E assim como essa, outras medidas também foram tomadas.
O uso de máscara obrigatório, álcool em gel e distanciamento entre os expositores faziam parte do protocolo. Além disso, foi disponibilizada uma lista prévia de inscrição para o público e, portanto, a produção do evento conseguiu controlar o limite de pessoas na casa. Vale lembrar que o local era aberto e arejado. Mas, apesar das mudanças aparentes desta edição para as outras, o Grãotopia não deixou de cumprir seu propósito.
Mas, quando se fala em acessórios divertidos e cheios de personalidade, essas marcas roubaram a cena no Grãotopia. Criada pelas fundadoras na infância, dessa vez as miçangas e as bijus foram repensadas de acordo com a tendência atual, traduzindo a nova essência da Transmutta. Já a Misan, potencializa o trabalho artesanal com acessórios feitos pelas mãos de quem se inspira na natureza. Essa é uma marca nascida na Zona Norte, feita por mulheres que buscam resgatar a ancestralidade africana com muito axé e mistura de cores.
Para completar o time de expositores de moda, não poderia faltar os queridinhos dos cariocas: os óculos de sol. A Lumine trouxe diferentes modelos com leveza e elegância que são a cara do Rio de Janeiro. Mas para um evento que dura quase o dia todo, também tem que rolar comida de qualidade. A gastronomia orgânica e diversa da Quentinha Colorida fez a galera experimentar a comida brasileira raiz. Assim como os Bucaneiros vieram com a potência do hambúrguer, dando água na boca para quem é fã do artesanal com tudo que tem direito.
Por fim, o Grãotopia é um evento sinônimo de arte e nesse quesito, Jlo, Pablo Poder e Fio de Corte foram responsáveis por trazer ilustrações cheias de diversidade cultural. Jlo veio com a temática LGBTQIA+ em suas pinturas e Pablo Poder traduziu a arte afrofuturista em imagens e fotografias. Já a Fio de Corte, entrelaça as linhas para bordar ecobags e também fotos. Além disso, o evento de comemoração aos três anos da casa não poderia acontecer sem música.
A quinta edição do Grãotopia foi realizada com a intenção de fortalecer os trabalhos independentes da Zona Norte em tempos difíceis e incertos. A união, a colaboração dos produtores e de toda a equipe foi o que deu vida a este projeto outra vez. Com isso, as portas do GrãoCoworking se abriram não só para comemorar o aniversário de três anos, mas também para fortalecer a economia criativa e o sentimento de que é possível se adaptar às adversidades. Sendo assim, reinvenção é a palavra chave desta edição.