Não dá mais para deixar de lado, falar sobre saúde mental no trabalho é para ontem!
Confira nossas dicas para manter o equilíbrio entre mente saudável e dias mais leves no trabalho
Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental, um dia em que devemos aproveitar para promover o incentivo ao autocuidado e, claro, a tudo que faça você se sentir bem, afinal, isso é o que realmente importa.
Bom, aqui no Grão nós consideramos que a rotina de trabalho pode influenciar em todas as áreas da vida de nossos coworkers, por isso, queremos usar o dia de hoje para falar de algo muito importante: saúde mental no ambiente de trabalho. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o equilíbrio entre mente saudável e dias mais leves.
Sabemos que estresses acontecem e, sim, eles são normais e fazem parte da rotina. O grande desafio é saber como enfrentá-los e não deixar que eles interfiram na nossa saúde mental. Então, vamos às dicas, anota aí.
Primeiro de tudo, autocuidado! Como o nome já diz, autocuidado nada mais é do que tirar um tempo do dia para dedicar a si mesmo(a). Essa é uma prática que está relacionada ao bem estar físico e mental. Por isso, devemos manter uma rotina de cuidado e atenção com nós mesmos como processo de autoconhecimento. Essa rotina inclui:
- Fazer atividade física
Movimentar o corpo produz endorfina e faz com que o organismo se distraia das preocupações cotidianas. Além de ajudar na diminuição do estresse e da ansiedade, é como se o exercício físico nos desligasse de todo o resto para focarmos em nosso corpo.
- Tenha uma boa noite de sono
É comum ficarmos estressados quando estamos com sono, isso pode acabar atrapalhando a rotina e até mesmo o convívio com os colegas de trabalho, não é mesmo? Por isso, dormir bem é tão importante! Lembre-se que sempre precisaremos repor as energias no final do dia.
Manter o sono regulado fortalece o corpo e ajuda na disposição, pois ele é capaz de produzir proteínas extras, deixando o nosso organismo mais forte, inclusive em situações de estresse.
- Separe um momento do dia para atividade de lazer (durante o trabalho)
Isso mesmo, é possível ter momentos de lazer no trabalho. Sozinho ou acompanhado, coisas simples fazem a diferença no dia a dia. Sair pra comer com os amigos, ler o capítulo de um livro em algum tempo livre, escutar podcasts ou simplesmente fazer nada, só descansar, também é sobre o cuidado com a saúde mental. Fazer algo que sente prazer contribui para uma rotina menos turbulenta.
- Converse
Você já deve ter ouvido isso inúmeras vezes, mas é aquele clichê que sempre vai fazer sentido. Não discuta, converse. Pode parecer difícil escolher o caminho da conversa em algumas situações, especialmente as mais estressantes, mas acredite, é para o bem da sua saúde mental. Você não vai fazer isso pelos outros, é por você.
- Faça terapia
É fundamental reconhecer as próprias necessidade, sejam elas mentais ou emocionais, e cuidar da mente é essencial para este processo. Entender que saber lidar com questões internas melhora o relacionamento com as pessoas que estão ao nosso redor.
Se você chegou até aqui, significa que, de alguma forma, essas dicas podem ser úteis no seu dia a dia no trabalho. E para começarmos a aplicá-las em nossa rotina, trouxemos duas indicações que podem fazer parte do seu autocuidado durante os momentos de lazer. Uma delas é o podcast Saúde Mental E Trabalho: Uma Conversa Franca são 8 episódios de no máximo 23 minutos, que abordam temas importantes sobre psicologia e ambiente de trabalho.
A outra indicação é o livro “Não aguento mais não aguentar mais: como os millenials se tornaram a geração do burnout”. Segue a sinopse:
“Você sente que a sua vida é uma lista de tarefas infinitas? Fica perdido por horas no feed do Instagram porque está cansado demais para ler um livro? Está atolado em dívidas, sente que está o tempo inteiro trabalhando ou tenta transformar qualquer coisa que te traz alegria em algo que gere lucro? Bem-vindo(a) à cultura Burnout.
Analisando a estrutura social na qual os Millennials foram criados e da qual fazem parte, Anne Helen Petersen desconstrói os mitos que envolvem essa geração e revela como o burnout afeta todos os aspectos de nossas vidas. Unindo uma abordagem sócio-histórica, entrevistas inéditas e uma análise detalhada, Petersen oferece um olhar estimulante, íntimo e esperançoso sobre a vida de uma geração muito difamada.”
Esperamos que essas dicas sejam de grande valor para sua saúde mental e que essa temática seja cada vez mais abordada dentro dos espaços de trabalho.